Arcos, MG - Brasil

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral". (Abraham Lincoln)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Projeto de castração de animais abandonados


 Este é um dos cães abandonados que foram resgatados pela ONg e doados


A ONG Sociedade Amigos de Arcos (SAARCOS) elaborou um projeto que sugere a castração e doação de animais abandonados que circulam pelo município. A proposta foi entregue ao prefeito Claudenir José de Melo “Baiano” nesta quarta-feira, 3.

A SAARCOS propõe a construção ou doação de um espaço já existente para funcionar como um abrigo temporário para os animais. “No local, os animais receberão cuidados temporários e será feita a castração. Haverá proteção aos animais, atendimento veterinário e castração até que seja feita uma doação ou até a recuperação dos mesmos para que voltem ao local de origem”, explica a presidente da ONG, Marilene Soraggi.

De acordo com a presidente, o recolhimento para castração e a adoção de cães e gatos significam atos de grande valia para a melhoria da qualidade de vida da população. “O excesso de animais nas vias representam um entrave à saúde pública, haja vista que os mesmos podem atacar a população transmitindo diversos tipos de doenças. Outro ponto de destaque refere-se à limpeza da cidade que estaria menos exposta às fezes e urina que transmitem enfermidades e causam odores desagradáveis nas vias públicas”, observa Marilene, lembrando que os cães e gatos também costumam revirar os sacos de lixo que ficam nas calçadas para serem recolhidos pelos caminhões de limpeza pública. “Isso também é uma questão ambiental”, considera.

Segundo a presidente, são muitos os benefícios trazidos pela adoção de um animal abandonado. “Estudos comprovam que possuir um bicho de estimação, além de ser um exercício de carinho e solidariedade, propicia um bem estar psicológico, pois ajuda a combater o stress e a depressão”, destaca. “Pedimos às pessoas que têm animais em casa, que não os abandonem e sim doem para um proprietário responsável e que goste de animais”, completa.

A SAARCOS atua há cinco anos e realiza um trabalho na área de defesa ao meio ambiente e proteção aos animais abandonados no município.

Por Hudsonêgo Moreira e Lígia Vilela.

2 comentários:

  1. prececiso de um lugar para deixar minha cachorra por uma semana pois ela está no cio e eu tenho outro cachorro e necessito separa-los.
    por favor me indiquem um local.obrigada

    lucneg@bol.com.br
    Claudiane Pucci Negrão SP-guarulhos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa idéia. Tive a mesma idéia para tentar colocar mprática no município onde moro,porém,a dificuldade de conseguir está sendo tremenda.Em pensar que onde há boa vontade,há trabalho de qualidade e todo ganham com isso...
    Parabéns a vocês pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir