IBAMA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interrompeu um desmatamento de 1,2 mil hectares de floresta dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, em Altamira, no sudoeste do Pará. A região fica a apenas dois quilômetros do Parque Nacional da Serra do Pardo. Dois envolvidos no desmate foram multados em R$ 12,3 milhões cada um e conduzidos à Polícia Federal (PF), onde responderão pelos danos ao meio ambiente.
Os agentes chegaram à área de helicóptero, na semana passada, depois de identificar o desmatamento por meio de imagens de satélites.
- Essa região é importante para proteger reservas de grande valor ambiental para o país, como a Estação Ecológica da Terra do Meio. Apesar disso, as árvores estavam sendo derrubadas sem autorização ambiental, em ritmo acelerado, com o emprego de cerca de 30 motosserristas - disse o coordenador da ação do Ibama, Alessandro Queiroz.
Segundo o instituto, Altamira é um dos dez municípios que mais desmatam no Pará. Em março, 900 cabeças de gado foram apreendidas durante a operação Disparada, deflagrada para combater a pecuária em áreas embargadas na Amazônia Legal.
Por: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário