Arcos, MG - Brasil

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral". (Abraham Lincoln)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pilhas e baterias são recolhidas e recicladas: FAÇA SUA PARTE

Em seu terceiro ano de atividades, o projeto Bota pilha nessa ideia dos Diários Associados – grupo do qual fazem parte, entre outras empresas, o Estado de Minas, a TV Alterosa e a Rádio Guarani –, comemora mais uma importante parceria. A regional mineira do Banco Central (Bacen) aderiu à iniciativa e entregou na terça-feira, na sede do EM, o primeiro montante de pilhas e baterias usadas, recolhidas no prédio da instituição, no Bairro Santo Agostinho, Zona sul da capital. O material será encaminhado para a empresa Suzaquim Indústrias Químicas, no estado de São Paulo, única no país autorizada a receber o produto e reciclá-lo.

De acordo com o responsável pelo controle e entrega do material do Bacen, José Custódio, cerca de 40 quilos de pilhas e baterias foram coletados. Segundo o gerente administrativo regional do Bacen, Fernando Luiz Neves, a intenção é cumprir o Decreto Federal 5.950/06, que determina a separação de resíduos recicláveis por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta em benefício das associações e cooperativas de catadores de material reciclável. “Além disso, acreditamos que estamos colaborando com o meio ambiente e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.”

Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revelam que 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celulares são comercializados por ano no Brasil. Caso seja jogado no lixo, esse material pode contaminar o solo, rios e até o lençol freático.

“A maioria das pessoas tem consciência de que esse material não pode ser jogado no lixo comum, mas muitas não sabem o que fazer com ele. Por isso, estamos abertos a receber esses produtos de toda a população em nossos pontos de coleta”, diz Isabela Teixeira da Costa, idealizadora do projeto dos Diários Associados. Ela lembra que a legislação ambiental só permite que sejam recolhidos produtos com dimensão menor ou igual a 5cm X 8cm e peso máximo de 500g.

Faça sua parte

Confira o posto de coleta mais próximo de sua casa:

BH

Estado de Minas/Aqui/UAI/Vrum/Lugar Certo/Ragga
Avenida Getúlio Vargas, 291, Funcionários;
Avenida Mem de Sá, 526, Santa Efigênia;
Rua Cardoso, 29, Santa Efigênia;

TV Alterosa/Teatro Alterosa/Guarani FM/Alterosa Cinevídeo
Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta;

Lojas de Classificados do EM

Rua Goitacases, 1.499/Loja 52, Barro Preto;
Rua Rua Goiás, 14, Centro;
Avenida Francisco Sales, 347, Floresta;
Avenida Dom Pedro I, 402 (Hipermercado Via Brasil), Itapoã; Rua Santa Catarina, 350, Centro;
Avenida Cristiano Machado, 4.000/1º Piso (Minas Shopping); Rua Alagoas, 1.314 – Shopping 5ª Avenida, Savassi;

Interior

TV Alterosa
Varginha – Rua Francisco Ferreira Lopes, 33, Centro;
Betim – Rua Prof. Antônio Domingos Chaves, 17, Jardim Petrópolis;
Contagem – Avenida João César de Oliveira, 3.403/Sala 102, Eldorado.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário