Arcos, MG - Brasil

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral". (Abraham Lincoln)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Brasil: Porcos são apreendidos em área perto do Galeão, no Rio

Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e da Secretaria estadual do Ambiente apreenderam cerca de 15 porcos nesta terça-feira (14) durante uma operação na localidade conhecida como Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio. O local da apreensão fica próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O objetivo da ação é combater o aumento do número de urubus na região, o que prejudica e coloca em risco o tráfego de aeronaves. Eles seriam atraídos pelos dejetos dos porcos criados em chiqueiros sem qualquer condição de higiene. Segundo a Infraero, o Galeão é um dos recordistas no Brasil em relatos de incidentes envolvendo aves.

De acordo com a Secretaria estadual do Ambiente, cinco pessoas criavam aproximadamente 100 porcos espalhados pela área em diversos chiqueiros. Eles teriam sido notificados há 15 dias para recolherem os animais e desocuparem o local. Um deles, no entanto, não seguiu as recomendações e, com bastante trabalho, os agentes recolheram os animais que ficaram.

A ação foi acompanhada pela secretária estadual do ambiente, Marilene Ramos. Ela disse que os chiqueiros construídos às margens da Baía de Guanabara constituem crime ambiental, pois ocupam irregularmente uma área protegida. Ela também ressaltou que os porcos são criados sem qualquer cuidado e seus dejetos, bem como seus restos – já que muitos são abatidos ali mesmo - são despejados nas águas da Baía, o que agrava a poluição.

Com a ajuda de uma retroescavadeira e de caminhões, a equipe demoliu os chiqueiros e os porcos, apreendidos, foram levados para um curral, em Itambi, onde serão examinados e se estiverem em boas condições de saúde, serão abatidos para consumo. Também apoiaram a operação policiais do Batalhão Florestal, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual e do 17º Batalhão de Polícia Militar (Ilha do Governador).

O chefe da Cicca, José Maurício Padrone, afirmou que a Secretaria está adotando as medidas cabíveis e vai fiscalizar para que não sejam construídos novos chiqueiros na região. Ainda segundo ele, outras medidas estão sendo adotadas para erradicar definitivamente a presença de urubus perto do aeroporto, como o fechamento de lixões clandestinos.

Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário