Arcos, MG - Brasil

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral". (Abraham Lincoln)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mundo: Tubarão-baleia ficou preso em rede de pescadores e morreu sufocado

Um tubarão-baleia morreu após ficar preso em uma rede de pesca em Taizhou, província de Zhejiang, na China, nesta quinta-feira. O animal de 6 m de comprimento e 3 toneladas sufocou após ser pego "acidentalmente" pelos pescadores, de acordo com o China Daily. As informações são da agência Reuters.


Segundo a organização WWF, o tubarão-baleia é um animal gentil e que corre risco de extinção por causa da pesca comercial. Ele vive em águas temperadas e tropicais ao redor do planeta, com exceção do mar Mediterrâneo.

Ainda de acordo com a organização, esse animal vive entre 100 e 150 anos e se alimenta filtrando a água, expelindo o líquido pelas guelras e comendo o plâncton. Além disso, o tubarão-baleia come pequenos animais marinhos, como lulas.

Por: Terra

Você Sabia?

Por que cães cheiram o rabo uns dos outros?

Praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte. O odor fornece a outros cachorros informações preciosas, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal, explica a médica veterinária Karine Evangelho.

"Funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade animal", exemplifica. A comunicação canina é feita pelo olfato de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo.

Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios. E, quem diria, saber porque um cão cheira o rabo do próximo explica também uma famosa expressão em português.

Cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. Ou seja, saem por aí literalmente com o rabo entre as pernas. E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica Karine.

Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o dono do pedaço. "Porém, se não existe relação de liderança, eles se cheiram, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conta a veterinária.

Por: Terra

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pitbull testemunha contra o dono por maus tratos

WASHINGTON (AFP) - O comitê de condicional do Alabama (sul dos Estados Unidos) recusou nesta terça-feira a liberdade condicional de Juan Daniels, de 26 anos, condenado a nove anos de prisão em 2007 por ter queimado e batido em Louis Vuitton, um pitbull de 7 anos, informou o comitê.

Segundo a imprensa local, que publica várias fotos do animal, hoje totalmente recuperado, o cão compareceu à audiência como testemunha.

Juan Daniels poderá fazer um novo pedido de liberdade condicional em julho de 2012, indicou o comitê. Ele foi condenado por ter agredido seu cachorro com uma pá e depois jogado álcool e ateado fogo ao animal. Com 60% do corpo queimado, Louis Vuitton levou meses para se recuperar.

Por: Yahoo Notícias

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Incêndios

Em época de seca, todo cuidado é pouco. Seguem algumas dicas de como evitar incêndios:

- Mantenha os locais (casa, acampamento, escritorio) sempre limpos;
- Antes de se ausentar de casa, mesmo que por pouco tempo, certificar-se que não tem panelas ou frigideiras ao lume;
- Não sobrecarregar os circuitos eléctricos;
- Desligar das tomadas os electrodomésticos que não estiverem em uso;
- Não exceder nunca 1/3 da capacidade das fritadeiras, pois o óleo pode inflamar-se;
- Proceder periodicamente à inspecção e limpeza de chaminés e exaustores, recorrendo a técnicos especializados;
- Evitar a utilização de fósforos e velas dentro de casa;
- Não fumar na cama ou no sofá quando sentir-se cansado ou sonolento;
- Se sentir cheiro a gás, desligar os aparelhos de queima, abrir as portas e janelas e sair de casa;
- Afixar em local bem visível o número de telefone dos bombeiros e o número nacional de emergência;
- Não jogue pontas de cigarro acesas em matas;
- Evitar fazer fogueiras;
- Não soltar balões;
- Não soltar fogos de artifício em matas.

Precisamos ser conscientes!!!  Em caso de emergência ligue 193.

Queimadas no Brasil podem causar estrago recorde em 2010


Pontos vermelhos mostram locais de incêndio no Pará. Imagem foi capturada na segunda-feira


O estrago provocado pelas queimadas em 2010 pode ser maior do que em 2007, quando foi registrado o maior número de incêndios dos últimos cinco anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia. O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia.

"Esse ano, as condições climáticas estão atípicas. Em 2007, pudemos ter tido mais focos de incêndio, mas em 2010 a destruição pode ser bem maior e relevante porque o fogo está se espalhando muito rápido", afirmou o coordenador das Unidades de Conservação Nacional do ICMBio, Paulo Carneiro.

As queimadas atingem, ainda no Tocantins, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Essa área, segundo o instituto, é a maior reserva de cerrado preservado no País. "Essa área tem atenção especial, temos equipes trabalhando para conter o fogo, que está aparecendo, mas alguns locais são de difícil acesso", afirmou o coordenador.

Segundo Paulo Carneiro, a maioria das queimadas são provocadas por ação criminosa do homem e estão sendo investigadas, para que os culpados sejam punidos. "Os incêndios são causados pela ação criminosa que coloca fogo para renovar a pastagem e fazer manejo de recurso natural. Estamos fiscalizando e fazendo perícia para que os causadores disso sejam responsabilizados", afirmou Carneiro.

De janeiro a agosto de 2007 foram registrados 59,9 mil focos de incêndio no Brasil. Em 2010, até aqui, foram contabilizados 37,7 mil focos, sendo a maioria deles em Mato Grosso (3.953), Pará (2.607) e Tocantins (1.133).

Por: Terra

Idosa é suspeita de ter provocado incêndio em mata de Belo Horizonte
 
Uma idosa, de 75 anos, foi levada para prestar esclarecimentos na delegacia, nesta segunda-feira (23), sob suspeita de ter provocado o incêndio na mata do parque Renato Azeredo, no bairro Palmares, em Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a senhora teria ido ao local para fazer um ritual de uma seita religiosa.

De acordo com a assessoria do 16º Batalhão da Polícia Militar, a idosa colocou fogo em pertences pessoais, pastas e papéis. A ação saiu do controle e se transformou em um incêndio. A senhora foi encaminhada para a Delegacia de Combate ao Crime Contra o Meio Ambiente, onde prestou depoimento e foi liberada.

O incêndio que atingiu o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no fim da tarde desta segunda-feira (23), foi controlado durante a noite. O fogo destruiu parte da vegetação do Parque Ecológico Renato Azeredo, na região nordeste da capital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 mil metros quadrados da área do parque foram destruídos.Trinta militares trabalharam para combater as chamas. Os bombeiros usaram abafadores no combate aos focos.

Segundo os bombeiros, as chamas eram altas e se propagaram rapidamente. Ninguém ficou ferido e nenhum prédio da universidade foi ameaçado pelas chamas.

Por: G1

Bombeiros tentam controlar incêndio na mata de Igarapé, em Minas

O Corpo de Bombeiros tenta controlar um incêndio de grandes proporções que atinge uma mata em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (24). O fogo está próximo a uma mineradora, em uma área de difícil acesso, no km 519, da Rodovia Fernão Dias. O bombeiros foram acionados nesta terça-feira, mas de acordo com a corporação, os focos teriam começado no domingo (22).

Segundo os bombeiros, militares estão no local combatendo as chamas com abafadores, água e outros equipamentos. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, um helicóptero foi enviado ao local . Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Por: G1

Esporte sem animais

Ingleses promovem torneio de polo com bicicletas.

Uma nova maneira de praticar o tradicional polo a cavalo nasceu nas ruas de Londres neste sábado, 21.

Após trocarem o animal por camelos, elefantes e avestruzes, os praticantes resolveram deixar os bichos de lado e montar em bicicletas.


Os britânicos disputaram a primeira e curiosa partida de polo lutando para se equilibrar em suas bicicletas. A competição garantiu a diversão de ciclistas e espectadores.

Por: Uai Ragga Drops

CAVALGADA ACONTECERÁ APESAR DOS PROTESTOS

O Instituto Nina Rosa nos alerta para mais uma atrocidade que acontecerá em SC. Protestem!!! Enviem e-mails!!!

Fonte: mensagem de Antonio Seron

Em virtude das manifestações contrárias a realização da "Cavalgada da Morte" em Nova Trento SC, com o envio de milhares de e-mails às autoridades, estas promoveram uma reunião e, pasmem, decidiram pela REALIZAÇÃO da Cavalgada. O Estado de Santa Catarina, através das instituições, referendou as demonstrações de fé à custa do sofrimento alheio e dará todo o apoio com o dinheiro público.

Através da formalização de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta TAC lavrado no dia 19/08/2010 e assinado pela CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário de SC), Polícias Militar e Civil, e o Ministério Público Estadual, autorizaram a ABRACAMP (Associação Beneficente Recreativa Amigos e Cavaleiros de Madre Paulina), promotora da 18ª Cavalgada da Morte nos Caminhos de Santa Paulina, através de seus organizadores, a realizarem a judiação de cavalos se cumprirem três obrigações (aberrações):

1 – Providenciar as devidas licenças (o que já é obrigatório);
2 - Dispor de um caminhão para recolher os cavalos mortos e feridos durante o trecho;
3 – Divulgar o teor do TAC na imprensa para que todo mundo fique sabendo da conivência do poder público.

A partir daí, estão autorizados a promover a barbárie, sob os olhares das instituições públicas como Polícia Militar, Polícia Civil, CIDASC e MP que deverão fornecer todas as licenças e o apoio operacional para a realização do evento. A bebedeira estará liberada durante todo o evento, porém, os organizadores devem orientar os embriagados que evitem jogar as latinhas no trajeto, a fim de evitar poluição ambiental (todos irão obedecer). O veterinário contratado pelos organizadores, caso seja solicitado pelo cavaleiro embriagado, relatando que seu animal está à beira da morte pela axaustão física ou psicológica, deverá fazer o possível e o impossível para que o bicho não morra. As Polícias Militar e Civil além da CIDASC deverão fornecer todo o apoio operacional e as licenças para que o evento aconteça.

Interesses econômicos e políticos se sobrepuseram sobre os valores fundamentais, como o da compaixão ensinada por Santa Paulina. A fé será manifestada com exemplos de maldade e desrespeito à vida, com a submissão dos animais à tortura Tudo isso irá acontecer em Santa Catarina/Brasil na cidade de Nova Trento sob os olhares do Estado, que disporá de toda sua estrutura, através das instituições de segurança e sanitária animal, que muitas vezes o cidadão não encontra quando solicita. Omisso ou ingenuamente, o Estado acredita que cinco mil seres racionais cavalgando sobre cinco mil seres irracionais OU VICE VERSA, durante 30 quilômetros vão respeitar as regras impostas, depois de estarem sob efeito de álcool.

Repúdio Total! Nunca mais visitem a cidade de Nova Trento.

Envie sua mensagem de repúdio a esta

Envie mensagem para:

- Cidasc Itajaí
- Cidasc Central
- Polícia Militar em Nova Trento
- Polícia Ambiental de SC
- Delegacia de Polícia de Nova Trento
- Delegacia Regional de Polícia - Brusque
e outros órgãos

E-mails (copie e cole): cmtg@pm.sc.gov.br; subcmtg@pm.sc.gov.br; 12bpmcmt@pm.sc.gov.br; 12bpm3ccmt@pm.sc.gov.br; 12bpm3cscmt@pm.sc.gov.br; 12bpm3c3p2g@pm.sc.gov.br; 12bpm3c3pcmt@pm.sc.gov.br; imprensa@novatrento.sc.gov.br; janaina@novatrento.sc.gov.br; procuradoria@novatrento.sc.gov.br; turismo@novatrento.sc.gov.br; prefeitura@novatrento.sc.gov.br; cme@mp.sc.gov.br; itajai@cidasc.sc.gov.br; seger@cidasc.sc.gov.br; 12bpm3c3p3g@pm.sc.gov.br; pmacmt@pm.sc.gov.br; pmap1ch@pm.sc.gov.br; giovanit@pc.sc.gov.br; drpbrusque@pc.sc.gov.br; sartori@matrix.com.br; otrentino@otrentino.com.br; cnbbsul4@cnbbsul4.org.br; cnbbsul4@gmail.com; redacao@diario.com.br; central@diario.com.br; fabiano.melato@diario.com.br; delegaciageral@pc.sc.gov.br; adpesc@adpesc.org.br; dpsaojoaobatista@pc.sc.gov.br; gabs@ssp.sc.gov.br; pc@ssp.sc.gov.br; corpm@ssp.sc.gov.br; ccr@mp.sc.gov.br; ceccon@mp.sc.gov.br; governadorpavan@gge.sc.gov.br; agendagov@casamilitar.sc.gov.br; ci@alesc.sc.gov.br; sargentosoares@alesc.sc.gov.br; anapaulalima@alesc.sc.gov.br; cesarjunior@alesc.sc.gov.br; dadocherem@alesc.sc.gov.br; dagomarcarneiro@alesc.sc.gov.br; rogerio@alesc.sc.gov.br; serafimvenzon@alesc.sc.gov.br;

Abaixo a mensagem enviada pelo Instituto Nina Rosa e, se desejar, use-a como modelo.

Assunto: Cavalgada da morte

Excelências,

Lastimável e vergonhosa a decisão dos srs., permitindo pseudo-demonstrações de fé às custas do sofrimento alheio, com a realização da Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina. Afrontaram a memória de Amábile Lúcia Visintainer ao permitir pela 18a. vez tal atrocidade. Enalteceram a violência, o egoísmo e valores que nada tem a ver com a bondade e o amor que são os símbolos da vida de Santa Paulina.

Deixaram-se levar pelos interesses econômicos e, como era previsível para o momento, interesses eleitoreiros. Ignoraram valores fundamentais, como o da compaixão ensinada por Santa Paulina.

Manifestamos nosso repúdio à atitude dos senhores e à realização desta cavalgada. Que outros cidadãos também o façam, não financiando esta atrocidade e nunca mais visitando Nova Trento.

Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Top 10: Animais estranhos e raros

O site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós, mas muitos deles estão ameaçados de extinção.

A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat natural dos bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Veja a lista abaixo:

10. Proteus anguinus

É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.

9. Tremoctopus violaceus

Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.

8. Centrolenidae

As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.

7. Psychrolutes marcidus

O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos. >> Sociólogo defende o fim da propriedade dos animais

6. Archaeidae

Uma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.

5. Sternoptychidae

Esta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.

4. Kiwa hirsuta

Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.

3. Phycodurus eques
Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado.

2. Uroplatus phantasticus

Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

1. Hemeroplanes cartepillar

Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.
 
Por: Revista Galileu

SP suspende vacinação contra raiva após morte de ao menos dez animais

Dose causou reações graves em vários cães e gatos.

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão imediata e por período indeterminado da campanha de vacinação gratuita de gatos e cães contra a raiva. Segundo o governo do Estado, a decisão foi tomada "por precaução". Nesta semana, foi confirmada a morte de um gato em Guarulhos (Grande São Paulo) por conta da medicação. Ao menos outras nove mortes suspeitas, anunciadas desde segunda-feira (16), estão sendo investigadas.

Desde que a campanha foi intensificada no Estado, em julho, os relatos de reações adversas têm crescido de forma incomum. Entre os principais sintomas apresentados pelos bichos imunizados, estão apatia, falta de apetite, dores pelo corpo, convulsões e choques anafiláticos. De acordo com a Secretária-Adjunta da Saúde, Clélia Aranda, neste ano o governo trocou a medicação aplicada.

- No setor público, é a primeira vez que é utilizada. Mas este produto é bastante purificado e moderno, feito a partir do cultivo celular. É também o mais recomendado pelos veterinários.

Os principais casos de complicações por conta da vacina se concentram na capital e em Guarulhos. Outras quatro mortes foram notificadas no interior paulista. Os gatos e os cães de pequeno porte (até 6,5 kg) têm se mostrado mais vulneráveis.

- Foram cerca de 120 mil animais vacinados, em dois dias. Houve 567 reações incomuns, das quais 40% foram consideradas graves.

Fonte: R7 - http://migre.me/16BTB

Mundo: Anuncio Atlanta Journal

Esse certamente foi um dos melhores anúncios para solteiros já editados nos EUA... Saiu no Atlanta Journal.

Feminina, solteira, procura companhia masculina, aspectos étnicos sem a menor importância. Sou uma menina bem humorada que adora brincadeiras de todo tipo. Adoro longas caminhadas nos bosques, andar de caminhonete em sua companhia para caçadas, acampamentos e pescarias, e/ou ficar noites inteiras, gostosas, ao ar livre, deitada com você junto a fogueiras. Jantares à luz de velas me farão comer na sua mão. Estarei na porta de entrada à sua espera quando você chegar de um dia cansativo de trabalho, usando tão somente o que a natureza me deu... Telefone para (404) 875-6420 e chame por Annie.

Estarei lhe esperando...
 
 
Mais de 150 homens ligaram para a Sociedade Humanitária de Atlanta...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mundo: Prédios de NY apagam luzes externas para salvar aves migratórias

Segundo instituição, milhares de aves morrem todos os anos porque são atraídas pelas luzes de decoração dos edifícios.
Por Redação Galileu

Para evitar que aves migratórias morram ao colidir com altos edifícios, uma campanha nos Estados Unidos incentiva que os prédios reduzam a iluminação externa durante a noite para não serem atingidos pelos pássaros que seguem para o sul no outono.

Apenas em Nova York, cerca de 90 mil aves migratórias morrem todos os anos após colidir com as dezenas de edifícios da metrópole, segundo o site TreeHuger. Neste ano, o Empire State, o Chrysler Building e o Rockefeller Center, três construções icônicas da cidade, diminuirão suas luzes a partir do dia 1º de setembro.

A campanha Lights Out, que começou em Chicago, é organizada pela Sociedade Audubon. Segundo a organização, se os prédios diminuirem a iluminação externa a partir da meia-noite até o amanhecer, milhares de pássaros deixarão de colidir durante o voo de migração.

Os pássaros migratórios se orientam espacialmente pelas estrelas e as luzes das cidades confudem o senso de direção dos animais. O problema é maior quando chove ou após a meia-noite, que o horário em que os pássaros diminuem a altitude de voo.

Uma vez desorientados, muitos pássaros batem nos prédios mais altos das cidades e caem mortos nas calçadas. Outros são atraídos pelas luzes do mesmo jeito que as mariposas. Eles voam ao redor dos edifícios até a exaustão e não conseguem terminar a migração.

Notícias do mundo: Baleias-piloto atolam e 58 morrem na costa da Nova Zelândia

Tentativa para salvar quinze cetáceos ainda vivos será feita sábado. Exemplares pesam 1,5 tonelada cada.
Do G1, com informações da EFE e AP

A península de Karikari, no norte da Nova Zelândia, amanheceu com 58 baleias-piloto mortas e outras 15 atoladas na costa nesta sexta-feira (20). Equipes de voluntários socorrem os animais ainda vivos, garantindo água. Uma tentativa para salvar os cetáceos será executada no começo do sábado, com uso de um guindaste e equipamento para transporte.

Cada animal pesa 1,5 tonelada. Segundo o Departamento de Conservação, órgão do governo para proteção do patrimônio natural e histórico do país, afirma que os exemplares não puderam ser salvos por terem ficado presos durante a noite.

Baleias-piloto mortas em praia de Karikari, no norte da Nova Zelândia. Cinquenta e oito animais morreram e outros 15 estão atolados no local. (Foto: AFP PHOTO / HO / DEPARTMENT OF CONSERVATION)

O problema é constante a cada ano na Oceania, com a migração das baleias entre a região e as águas da Antártida. Cientistas ainda não sabem afirmar o motivo para o atolamento dos cetáceos.

Os 15 animais ainda vivos em Karikari estão dóceis e não precisarão ser sedados para o resgate no sábado, porém apresentam más condições de saúde, segundo o Projeto Jonah, voltado para o socorro a cetáceos na Nova Zelândia.

Equipes de voluntários trabalham no local para salvar cetáceos. (Foto: AFP PHOTO / HO / DEPARTMENT OF CONSERVATION)

"O plano é remover as baleias e as lançar na Baía Matai, onde as condições do mar serão melhores e o local, mais protegido", afirma Mike Davies, diretor do Departamento de Conservação.

Já Kimberly Muncaster, do Projeto Jonah, acredita que o salvamento dos animais seja muito dfícil. Os trabalhos dos voluntários é atrapalhado pelas condições climáticas severas de chuva e vento do inverno no local.

Desde 1840, mais de 5 mil atolamentos de baleias e golfinhos foram registradas na costa do país, segundo dados do órgão. A mesma praia já havia testemunhado um grupo de 101 baleias-piloto presas no solo em 2007.

Por: G1

Brasil: Cercas elétricas de casas e condomínios ameaçam passeio de gatos

Instaladas para proteger casas e condomínios da ação dos ladrões, as cercas elétricas contabilizam um número crescente de vítimas inocentes: os gatos. Hospitais veterinários acusam um incremento de até 20% no atendimento dos felinos –decorrência de choques elétricos provocados pelas cercas que se espalham sem fiscalização pela cidade. Na teoria, os obstáculos elétricos serviriam apenas para afugentar os amigos do alheio. Para isso, cercas instaladas de acordo com as prescrições da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são ligadas a eletrodos com tensão de até 10 mil volts, que descarregam correntes elétricas intermitentes da ordem de 5 miliampères (fracas).

Crescem os casos de acidentes de gatos com cercas elétricas; 33% dos animais atingidos morrem no atendimento.

“O problema é que em gatos, com massa corporal da ordem de 1/20 daquela de um homem adulto, o choque será sentido de forma muito mais intensa, grosso modo, 20 vezes mais forte”, afirma a física e pesquisadora Tereza Daltro, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP.

Queimaduras nas patas e bocas, alterações neurológicas, convulsões, taquicardias e paradas cardiorrespiratórias, perda de consciência, fraturas, traumatismos cranianos, hemorragias cerebrais, edemas pulmonares, além de traumas psicológicos, são as consequências mais frequentes em felinos que sofrem choques nas cercas elétricas. Muitos morrem.

Segundo a veterinária Renata Setti, do Hospital Koala Animal, 33% dos gatos vitimados por choques elétricos que chegaram até o atendimento médico foram a óbito. “Fora os que nem chegaram a ser atendidos.”

O principal problema é que os gatos têm hábitos que favorecem o desenlace trágico: são curiosos, exploradores, andam em telhados e muros –exatamente onde as cercas são instaladas.

Sob a ação do choque, os animais ficam completamente desnorteados –alguns até desmaiam.

O resultado é que caem de qualquer jeito, de onde decorrem as múltiplas fraturas e traumatismos -um dos sintomas mais frequentes é a fissura do céu da boca (o palato), que causa sangramento pelas narinas, dificuldades para respirar e que, sem tratamento, pode levar ainda a um quadro de infecção generalizada.

Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, um dos mais bem equipados de São Paulo, afirma que gatos vitimados por cercas elétricas já respondem por 5% de todos os atendimentos por traumas, incluídos os atropelamentos. “Pode ser bem mais, já que muitos tutores desconhecem a razão do ferimento de seu gato”, diz.

Sem raça definida, o gato Klug é uma dessas possíveis vítimas. Jovem e ágil, o animal estava bem acostumado a passear pelos muros e telhados em volta de sua casa. Mas, há duas semanas, ele saiu e só conseguiu retornar, arrastando-se, na terça-feira (10). Estava paraplégico.
No ultimo dia 11, ele foi operado. “Uma das hipóteses mais fortes para esse estado é o de uma queda motivada por choque elétrico”, afirma Marcondes.

No YouTube, sobram vídeos de gatos chorando, gritando, caindo, pulando -por causa de choques em cercas eletrificadas. Na maioria dos filmetes, os humanos riem (até gargalham) da tortura dos felinos.

“Os gatos precisam ser protegidos por seus tutores. Infelizmente, talvez a melhor coisa a fazer seja instalar telas e impedir o gato de subir aos telhados, de sair para dar seus passeios”, diz a ativista Nina Rosa, uma das mais ativas em defesa dos animais. Os veterinários apoiam a medida.

Fonte: Correio do Povo de Alagoas

Nota da Redação: A irresponsabilidade e imprudência dos tutores que permitem aos gatos darem passeios por lugares onde estarão expostos a perigos tais como cercas, atropelamento, envenenamento, entre outros, é o que precisa mudar. Uma guarda responsável consiste, também, em manter o animal protegido e amparado de ambientes hostis.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As joias negras de Berlim

Duas onças-pretas recém-nascidas foram apresentadas nesta sexta-feira (13/08) no zoológico Tierpark, em Berlim, na Alemanha. As gêmeas Baturgai e Ormilia ficaram bastante à vontade, passeando em meio ao público do zoo.


As onças-pretas são bem raras, resultado de uma mutação chamada melanismo (o contrário do albinismo), que permite o nascimento de filhotes inteiramente negros. Também conhecidos por jaguar-preto, podem ser encontrados da Amazônia até o Rio Grande do Sul, além das Américas Central e do Norte. Esses animais chegam a atingir três metros, da ponta da cauda ao focinho, e pesar 140 quilos.

(Fotos: Odd Andersen / AFP)

Por: Globo Rural



Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe

Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em 2010, aconteceram neste período 25.999 focos de incêndio. Foram 14.019 em 2009.

Os Estados com mais queimadas foram Mato Grosso, com 6.693; Tocantins, com 4.210; Pará, com 2.526; e Bahia, com 2020. O Mato Grosso teve aumento neste ano de 91% nos incêndios.

Os dados são baseados no satélite de referência utilizado pelo instituto, o NOAA-15. Vários satélites estão à disposição do Inpe, mas este foi escolhido pelo órgão por critérios de precisão, estabilidade, sensor e possibilidade de continuidade.

O satélite americano também mede as ocorrências de incêndios em outros países sul-americanos.

Os campeões de queimadas depois do Brasil foram o Paraguai, com 3.592; a Bolívia, com 2.316; e a Argentina, com 1.216 focos de incêndio em 2010. Nestes três vizinhos, o maior aumento foi na Bolívia, com 53% sobre 2009.

Por: Folha.com

Pesquisadores desenvolvem sistema para "ler" emoções de bichos

Por Sindya N. Bhanoo
The New York Times

Donos de bichos de estimação gostam de pensar que podem julgar facilmente o humor de seus cachorros ou gatos, mas descobrir métodos científicos reais para avaliar as emoções de animais é bastante difícil.

Numa revisão publicada na “The Proceedings of the Royal Society B”, pesquisadores descrevem um sistema que pode ajudar outros cientistas a medir o humor animal.

Por ser difícil julgar o estado emocional de um animal, os pesquisadores desenvolveram um modelo que correlaciona o estado emocional à tomada de decisões. Um animal que, ao ouvir um farfalhar na floresta, adota uma postura de “segurança em primeiro lugar”, está provavelmente se sentindo pessimista, segundo o sistema.

Inversamente, um animal se sentindo otimista interpretaria esse mesmo farfalhar como uma possível presa.

Para criar o sistema, os pesquisadores usaram dados anteriormente obtidos com roedores, além de pesquisas prévias avaliando o humor de ovelhas e porcos quando inseridos em diferentes ambientes.

“Muito disso também vem de pesquisas em humanos”, disse Mike Mendl, pesquisador de comportamento animal da Escola de Ciência Veterinária Clínica, na Universidade de Bristol, e principal autor do estudo. “Mas os humanos são muito complicados. Com animais, podemos pensar sobre isso de uma forma mais simples”.

Por: Uol Noticias

Olho maior que a barriga

Valery Krugersky, 49, da Ucrânia, achou que tinha dado sorte em sua pescaria improvisada. Usando uma rede feita em casa – na verdade, um pedaço de uma cortina velha– , ele se postou á beira de um dos muitos lagos existentes nas vizinhanças da cidade de Chernigov e conseguiu capturar um bonito peixe.

Só não contava com a gula e a esperteza de um companheiro de pescaria. Um sapo de cerca de 15 centímetros também estava no local da pescaria, “sapeando” o lago. Ao ver o peixe na rede, o anfíbio não teve dúvida: abocanhou o bicho. E nem se intimidou com a presença de Krugersky.



O sapo, de cerca de 15 centímetros, não conseguiu engolir o peixe todo, e ficou sentado sobre a rede-cortina do pescador por um tempão, tentando digerir o almoço.

Krugersky não teve o que fazer a não ser fotografar a cena e lamentar a perda. “Achei uma pena que o peixe tenha sido comido, mas eu nunca iria intereferir com a natureza”, disse o ucraniano ao jornal britânico Daily Mail.


Mas o pescador não ficou no prejuízo, pois conseguiu vender as fotos a uma agência internacional e vai poder comprar muito peixe com o dinheiro angariado. Ou até uma rede de verdade.

(Fotos: Valery Krugersky/Solent News)

Por: Globo Rural

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Funcionários de prefeitura de Minas são presos por matar 28 cães

BELO HORIZONTE - Dois funcionários da prefeitura de Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foram presos nesta quarta-feira por matar cachorros apreendidos. Na cidade não existe um local adequado para abrigar os animais.

Por meio de denúncia anônima, a Polícia de Meio Ambiente chegou até um carro da Secretaria de Saúde. Dentro do veículo os policiais encontraram 28 cães mortos e os medicamentos usados para dopar e matar os animais.

O motorista do veículo e o homem acusado de exterminar os cães são funcionários da prefeitura. Eles foram presos em flagrante enquanto levavam os animais para o aterro controlado da cidade.

Durante o depoimento, os funcionários confirmaram que essa é uma prática comum no município. Os dois homens e também a Prefeitura de Santo Antônio do Monte vão responder pelo crime de maus tratos a animais.

De acordo com o veterinário chefe do Centro de Controle de Zoonozes, Romario Vencelau Silva, há pelo menos dois anos esse é o destino dos animais recolhidos na cidade.

Os dois funcionários foram liberados no fim da tarde desta quarta-feira. Além de multa que pode chegar a R$2 mil, mais R$500 por animal, os acusados podem pegar até um ano de cadeia. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, caso na cidade não haja um local adequado, o ideal é que os animais sejam encaminhados para municípios de maior porte que tenham condições de oferecer o tratamento.

Por: Jornal O Globo

FOTOS DO DIA: Animais em familia

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ex-diretor do IEF é preso suspeito de corrupção

Outros integrantes da cúpula do IEF também são investigados

O ex-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias, foi preso na manhã desta quinta-feira em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, suspeito de corrupção. A prisão faz parte de uma operação conjunta da Receita Estadual e do Ministério Público Estadual, com o apoio da Polícia Militar, que investiga fraudes no desmatamento ilegal para produção de carvão. Outras quatro pessoas também foram presas, entre elas integrantes da cúpula do IEF. A ação ocorre em dez cidades mineiras.

Logo no início desta manhã, uma equipe da operação Máfia Verde foi para o apartamento de Humberto Candeias, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, fazer uma varredura no local que durouc erca de duas horas. De lá os agentes saíram com diversos documentos e pastas, notebooks e CPUs, material suficiente para encher o porta-malas de um Palio da Receita Estadual. Somente a mulher do ex-diretor do IEF estava no apartamento do casal. Segundo o auditor da Receita, Djalma França, Humberto Candeias foi preso em Teófilo Otoni, mas sem especificar o local onde ele foi encontrado. Também foram presos os funcionários já exonerados do instituto, Itamar Ferreira Gomes, chefe de gabinete, e o servidor Sérvulo Figueiredo de Godoy. Os nomes dos outros dois detidos ainda não foram divulgados.

De acordo com a promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, além da colaboração em esquema de desmatamento ilegal para produção de carvão, existem outras irregularidades como desvio de recursos da autarquia, cancelamento de multas, apropriação indevida de honorários, pagamento indevido de diárias, acordos judiciais ilegais e fraude em licitações.

Defesa

A assessoria de Humberto Candeias disse que o ex-diretor do IEF relaciona sua prisão à uma estratégia política da oposição. "Não achei que a perseguição política que venho sofrendo chegasse a esse ponto. Mas como não tenho nada a temer, estou à disposição da Polícia Federal e do Ministério Público para qualquer averiguação e vou colaborar com toda a investigação dos fatos para que tudo seja esclarecido", disse Candeias em nota enviada à reportagem.

Candidato a deputado

Foram apreendidos documentos, notebooks e CPUs para ajudar nas investigações

Humberto Candeias, que presidiu o IEF por sete anos, pediu a exoneração no ano passado para concorrer nestas eleições ao cargo de deputado estadual pelo PSL. Conforme o site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a candidatura, que aguardava julgamento, foi deferida pelo juiz Maurício Soares na segunda-feira (2). Na declaração de bens informada à Justiça Eleitoral consta um patrimônio de R$ 302 mil, incluindo o apartamendo na capital, dois veículos e hectares de terra no município de Porto Firme, na Zona da Mata.

No blog que ele mantém na internet para divulgar sua trajetória no IEF e a própria campanha rumo à Assembleia Legislativa, um post publicado em 9 de setembro de 2009 justifica a saída dele da presidência do IEF: "Por ser um órgão fiscalizador, Humberto decidiu antecipar sua desincompatibilização para um ano antes, visando preservar o IEF de qualquer uso político da máquina administrativa ou gerar constrangimentos ao governo. Sua saída antecipada foi considerada um ato de responsabilidade e de respeito aos colegas da casa, pois Humberto é funcionário de carreira há mais de 20 anos e sua postura ética não permitiria expor o órgão nas questões eleitorais". (Com informações de Pedro Ferreira/Estado de Minas)

Por: Uai

Novo lar para mais um animal

Encontramos um lar para o cãozinho abandonado que divulgamos adoção no útlimo dia 26.


Obrigada mais uma vez à todas as pessoas que nos ajudam nesta luta contra o abandono de animais.