"Os mecanismos da evolução utilizam-se do trabalho como meio de disciplinar a vontade, domar os instintos, desenvolver a razão e sublimar os sentimentos.
Eis por que os animais também trabalham e sua existência terrena tem finalidades específicas. Eles mesmos experimentam e vivenciam as diferenças de trabalho, a depender das mãos humanas que os direcionam, quando justas e nobres ou rudes e perversas.
A crueldade para com os animais revela o nível inferior de consciência em que transita o Espírito, que ainda não se libertou do primarismo interior, descarregando as paixões primevas que lhe permanecem em predomínio naqueles que se lhe submetem indefesos, tornando-se, igualmente, perversos em relação ao seu próximo.
Do amor pelos animais evolui-se para o amor humano, em treinamento afetuoso, que desenvolve e sutiliza os nobre sentimentos da alma.
(...)
Como o trabalho é uma exigência da Vida, o repouso ou descanso é um impositivo que dele se deriva.
Aos animais e aos homens que trabalham assistem o direito ao repouso após o dever executado, que as leis humanas lentamente vão estabelecendo, tornando a sociedade mais justa e mais dignificada."
(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário