Arcos, MG - Brasil

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral". (Abraham Lincoln)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pilhas e baterias são recolhidas e recicladas: FAÇA SUA PARTE

Em seu terceiro ano de atividades, o projeto Bota pilha nessa ideia dos Diários Associados – grupo do qual fazem parte, entre outras empresas, o Estado de Minas, a TV Alterosa e a Rádio Guarani –, comemora mais uma importante parceria. A regional mineira do Banco Central (Bacen) aderiu à iniciativa e entregou na terça-feira, na sede do EM, o primeiro montante de pilhas e baterias usadas, recolhidas no prédio da instituição, no Bairro Santo Agostinho, Zona sul da capital. O material será encaminhado para a empresa Suzaquim Indústrias Químicas, no estado de São Paulo, única no país autorizada a receber o produto e reciclá-lo.

De acordo com o responsável pelo controle e entrega do material do Bacen, José Custódio, cerca de 40 quilos de pilhas e baterias foram coletados. Segundo o gerente administrativo regional do Bacen, Fernando Luiz Neves, a intenção é cumprir o Decreto Federal 5.950/06, que determina a separação de resíduos recicláveis por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta em benefício das associações e cooperativas de catadores de material reciclável. “Além disso, acreditamos que estamos colaborando com o meio ambiente e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.”

Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revelam que 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celulares são comercializados por ano no Brasil. Caso seja jogado no lixo, esse material pode contaminar o solo, rios e até o lençol freático.

“A maioria das pessoas tem consciência de que esse material não pode ser jogado no lixo comum, mas muitas não sabem o que fazer com ele. Por isso, estamos abertos a receber esses produtos de toda a população em nossos pontos de coleta”, diz Isabela Teixeira da Costa, idealizadora do projeto dos Diários Associados. Ela lembra que a legislação ambiental só permite que sejam recolhidos produtos com dimensão menor ou igual a 5cm X 8cm e peso máximo de 500g.

Faça sua parte

Confira o posto de coleta mais próximo de sua casa:

BH

Estado de Minas/Aqui/UAI/Vrum/Lugar Certo/Ragga
Avenida Getúlio Vargas, 291, Funcionários;
Avenida Mem de Sá, 526, Santa Efigênia;
Rua Cardoso, 29, Santa Efigênia;

TV Alterosa/Teatro Alterosa/Guarani FM/Alterosa Cinevídeo
Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta;

Lojas de Classificados do EM

Rua Goitacases, 1.499/Loja 52, Barro Preto;
Rua Rua Goiás, 14, Centro;
Avenida Francisco Sales, 347, Floresta;
Avenida Dom Pedro I, 402 (Hipermercado Via Brasil), Itapoã; Rua Santa Catarina, 350, Centro;
Avenida Cristiano Machado, 4.000/1º Piso (Minas Shopping); Rua Alagoas, 1.314 – Shopping 5ª Avenida, Savassi;

Interior

TV Alterosa
Varginha – Rua Francisco Ferreira Lopes, 33, Centro;
Betim – Rua Prof. Antônio Domingos Chaves, 17, Jardim Petrópolis;
Contagem – Avenida João César de Oliveira, 3.403/Sala 102, Eldorado.

Fonte: Estado de Minas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eu voto por um Brasil mais verde e limpo

Olá, ciberativista

Desde ontem, ganhamos um aliado de peso para botar pressão nos dois candidatos para assumir um compromisso com o desmatamento zero e com a ampliação de fontes eólica e solar na matriz energética brasileira. Trata-se da Avaaz, ONG que angariou 1 milhão de e-mails pelo Brasil em favor da Lei do Ficha Limpa. Ela também encampou os pontos da nossa petição "Vote por um Brasil mais verde e mais limpo" e fez um apelo à sua base de ativistas.


Até o dia 21 de outubro, Greenpeace e Avaaz, juntos, já tinham angariado 38 mil pessoas pedindo a Dilma e Serra para se comprometer em zerar o desmatamento e incentivar o Congresso a aprovar a Lei de Renováveis, para reduzir as emissões de gases-estufa. Nessa semana que terminou, o Greenpeace decidiu levar diretamente aos dois candidatos uma curta carta em que ambos teriam a oportunidade de assinar compromisso em favor do fim do desmatamento e da ampliação do uso de fontes eólica e solar na matriz energética brasileira. Nenhum deles assinou.

Desde a última quinta-feira e até domingo, estaremos nas ruas de São Paulo, Rio e Belo Horizonte para informar sobre nossa campanha "Vote por um Brasil mais verde e limpo" e convidar mais pessoas a assinar nossa petição. Assine você também para ajudar o país a se livrar do desmatamento e a ter a geração de eletricidade mais limpa do mundo. Mas se você já assinou, dá para fazer um pouco mais por um Brasil mais verde e limpo. Use nosso kit de mobilização para trazer mais gente para essa campanha.

Aproveite para visitar o nosso site e se informar sobre como o Brasil pode chegar ao desmatamento zero e ampliar a presença de fontes eólica e solar na sua geração de energia.

Obrigado,
Marcelo Furtado
Diretor-executivo - Greenpeace

Ps.: E você, já assinou nossa petição perguntando a Serra e Dilma se eles se comprometerão com o desmatamento zero e energias renováveis até o dia da eleição? Se já assinou, dá para fazer um pouco mais em favor de um Brasil mais verde e limpo. Use nosso Kit de mobilização para trazer mais gente para essa campanhas.
 
Fonte: Greenpeace http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MATAR NÃO RESOLVE

O BRASIL É O ÚNICO PAÍS NO MUNDO QUE MATA CÃES COM LEISHMANIOSE, TODOS OS OUTROS TRATAM A DOENÇA.

CERCA DE 48% DOS RESULTADOS DOS EXAMES SOROLÓGICOS REALIZADOS NOS CÃES PARA DIAGNOSTICAR A DOENÇA APRESENTAM UM RESULTADO FALSO POSITIVO.

Uma nova estratégia para combater o avanço da leishmaniose no País passa a ser avaliada pelo Ministério da Saúde: a distribuição de coleiras caninas com repelente para o mosquito transmissor da doença. A ideia é fazer um estudo-piloto e, se a medida for de fato eficiente, uma ação de maiores proporções poderia ser desencadeada.

Anunciado por representantes do ministério durante o 16.º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, na semana passada, o projeto aguarda previsão orçamentária. Mesmo sem recursos definidos, a empresa produtora da coleira disse ter sido sondada por representantes da pasta para verificar se há condições de atender um aumento repentino na demanda.

Transmitida por meio da picada de um inseto conhecido como mosquito-palha contaminado, a leishmaniose, que até alguns anos tinha como cenário principal ambientes rurais, passou a atingir também centros urbanos. De 2000 a 2009 foram registrados 34.583 casos no País, com 1.771 mortes.

O combate a esse avanço apresenta um grande complicador. Cães são reservatórios do parasita causador da doença. Quando o animal está infectado e é picado, ele pode contaminar o mosquito. Quando a infecção do animal é confirmada, o Ministério da Saúde afirma que a única alternativa é encaminhar o animal para eutanásia. Recomendação que não é acatada por boa parte dos tutores. Muitos até importam medicamentos para fazer tratamento nos cães, prática condenada pelo governo.

“A eutanásia se mostrou uma medida ineficaz. As pessoas acabam transferindo seus bichos para outras cidades, para outros bairros, o que aumenta ainda mais o risco de expansão do problema”, diz a presidente da União Internacional Protetora dos Animais, Vanice Orlandi.

Em Brasília, a leishmaniose em cães começou a aumentar a partir de 2008. Um inquérito feito no Lago Norte, área nobre da capital, mostrou que 18% dos 5 mil cães analisados estavam doentes. Na época, moradores que não queriam entregar seus animais para a Vigilância procuraram advogados, levaram seus bichos para outros lugares ou mentiram sobre suas mortes.

Outra estratégia é borrifar inseticida em áreas infestadas. O problema é que a identificação dos criadouros não é tarefa fácil. “As coleiras impedem que o cachorro seja picado, o que ajuda a interromper o ciclo da transmissão da doença”, diz o gerente da empresa fabricante, Marco Castro. Mas o produto é caro, tem de ser trocado a cada seis meses e não há nenhum estudo no Brasil que comprove a eficácia da distribuição em massa. Segundo Castro, um trabalho para avaliar o impacto da distribuição de coleiras foi desenvolvido em Campo Grande. Os resultados, porém, ainda não estão disponíveis.

Governo de SP protege cães da leishmaniose

Para impedir que São Paulo sofra um surto de leishmaniose visceral canina, o governo estadual pretende distribuir, pela região de Adamantina, coleiras com repelente contra o mosquito que transmite a doença. O produto seria utilizado pelos cães para impedir a presença do mosquito palha, conhecido como cangalinha em outras partes do estado.

Além disso, microchips também seriam implantados nos animais, o que facilitaria o controle sobre o tratamento dado por seus donos. Os veterinários também querem que o Brasil altere uma polêmica regra, que determina o sacrifício de todos os cachorros contaminados.

Em entrevista a Patricia Rizzo, Ricardo Ciarávolo, pesquisador da Superintendência de Controle das Endemias de São Paulo, mencionou a força do repelente para impedir a contaminação com leishmaniose, enquanto Mauro Alves, veterinário e consultor da Rádio Jovem Pan, comemorou a atitude do governo paulista.

De acordo com ele (que elogiou a implantação dos chips), a distribuição das coleiras é o primeiro passo para uma mudança de atitude. Além disso, continuou, o sacrifício dos cães é um grande erro, já que existem medicamentos que permitem o tratamento da leishmaniose visceral canina.

Fonte: Estadão / Jovem Pan / http://matarnaoresolve.blogspot.com/
Mais informações sobre Leishmaniose: http://matarnaoresolve.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Utilizar animais em pesquisa científica: certo ou errado?

VEJA realiza série de entrevistas com especialistas sobre o uso de animais na Ciência, cujo debate se insere na fronteira entre a biologia, a ética e o Direito.

Participe! Vote CONTRA!

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/utilizar-animais-em-pesquisa-cientifica-certo-ou-erradoo
(A enquete está ao final da página)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Site elege os animais mais "fofos" dos mares

Seguem algumas fotos que selecionamos para você:

Os leões-marinhos usam seus bigodes para sentir o movimento da presa

Esse animal, que é branco como o gelo em que vive quando filhote e fica cinza ao crescer, sofre com a caça no Canadá

Os pinguins não podem voar, mas são bons nadadores

O site Our Amazing Planet elegeu aqueles que considera os animais mais "fofos" dos mares. Entre eles, está a foca

A tartaruga-verde consegue viajar grandes distâncias para por seus ovos e se alimentar

A lontra marinha pode ser encontrada no Pacífico Norte

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Frase do dia

"Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alerta sobre o consumo da carne

Ninguém vê o sofrimento nos abate de animais em frigorificos para não sofrer, mas continua consumindo esta carne, sofrida de dor e adrenalina. Muitos não sabem o mal que causa ao ser humano quando é ingerida.

A vaca passa por vários processos e fases de crueldaed no abate antes de morrer. Choques dentro de recipiente d'agua, corredores, retalhamento, entre outros.

Nós humanos não precisamos da carne para alimentarmos. Dispomos da natureza e seus beneficios: cereais, verduras, frutas, são essencial para a saúde humana.

Os que alimentam da carne estão procurando doenças para si mesmo. É cientificamente comprovado que o sofrimento cujo é submetido o animal no processo de abate é todo transferido para a carne que posteriormente ingerimos, porém a midia nao tem interesse em divulgar estas informações.

ALERTA!!!

Antes de consumir carne, PENSE, a substitua por alimentos saudáveis e com certeza terão mais qualidade de vida.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Acidente em frigorífico arcoense mata um jovem

Por volta das 8:30h de hoje, 07, Adair Ulisses Teixeira Borges de 28 anos morreu prensado por uma máquina no frigorífico de Arcos, localizado no Distrito Industrial II. O rapaz é sobrinho de um dos proprietários do local e segundo informações ele não trabalhava no local, estava apenas auxiliando.

De acordo com um funcionário do frigorífico, Adair morreu após ser prensado por uma máquina que tem função de escoar a criação para um processo elevado da matança. Adair é de uma família conhecida em Arcos e Lagoa da Prata. Seus pais, Osvander Teixeira Veloso e Aldair Teixeira Borges de Souza, moram atualmente em Goiás e já foram avisados do incidente.

As polícias militar e civil compareceram no frigorífico e acionaram a perícia técnica de Formiga. Os peritos fizeram um trabalho detalhado com fotos do local do acidente e do corpo de Adair. Eles não se precipitaram em falar possíveis causas da morte. Informaram que dependendo do pedido do delegado o laudo pode levar até 60 dias para ser concluído.

Nesse momento o corpo passa por necropsia em Formiga. A data e o horário do sepultamento ainda não foram divulgados.

A EMPRESA

Até o momento os responsáveis pelo frigorífico não quiseram se pronunciar. A versão oficial da empresa saíra, segundo informou os funcionários, por intermédio dos advogados.

Uma técnica em segurança do trabalho também deve comparecer no frigorífico para averiguar as condições de trabalho em que Adair faleceu. Nossa equipe aguarda contato da empresa para maiores esclarecimentos.

Por: Portal Arcos
 
A máquina onde o jovem foi morto tem como objetivo escoar os animais para a matança. Daí já se tem uma idéia do procedimento de sacrificio da criação.
 
Conscientização! Diga não à carne!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Abandono termina em morte de quatro filhotes

O abandono continua e as pessoas não tomam consciencia das atitudes irresponsáveis e cruéis para com os animais.

Abandonar é crime e consta na lei ambiental de crimes contra os animais, lei 9.605.

Quatro filhotes recém-nascidos, ainda em fase de amamentação, foram abandonados em uma calçada  no centro da cidade de Arcos, dentro de uma sacola plástica.

Salvamo-os e os alimentamos com a utilização de uma seringa, com leite e água. Colocamos-os em uma caixa fechada com uma lâmpada na lateral na tentativa de substituir o calor da mãe.
Só que o esforço para salvar estes seres inocentes foi em vão, sobreviveram por apenas uma semana.

Lembrem-se: Todo ser vivo precisa de sua mãe para sobreviver, sem ela eles morrerão.

Se não querem um animal, e se estiverem com filhotes, esperem o desmame, o leite materno fortalece os filhotes e os deixam imunes de doenças

Doem a alguém que valoriza as espécies.

A VIDA NÃO FOI DADA AO HOMEM, A VIDA FOI DADA AO PLANETA, RESPEITE-A.

Gatinhos para adoção

Estes são os filhotes de uma gata adotada pela presidente da ONG quando recém-nascida.
Hoje ela é mamãe de um casal de gatinhos. Vejam que lindos.



Se tiver interesse em adotá-los entre em contato conosco.

Serão doados a pessoas que realmente gostam, cuidam e e dão carinho.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sem floresta e comida, macacos invadem estrada na Índia

Um grande número de macacos invadiu a estrada de Jammu, na Índia, nesta segunda-feira (04/10). Os animais cercaram um carro que passava pela rodovia, causando a preocupação de motoristas e ambientalistas.

Os primatas foram à rua que fica perto da floresta de Nadani, cerca de 35 km de Jammu para caçar comida. Devido o extenso desmatamento que o vive o país, os animais acabam tendo que sair de seu habitat para conseguir se alimentar em áreas urbanas.


Por: Globo Rural

domingo, 3 de outubro de 2010

Adoção realizada

Esta cachorrinha foi encontrada por volta das 10 horas da noite e não tinha onde dormir, estava cansada e com fome.

Ligamos para D.Carmem que havia nos procurado a alguns dias atrás interessada em adotar um animal de estimação.

Às 10:30 da mesma noite a cadela foi recebida por D.Carmem em seu novo lar.

Vejam que lindas.
 

Cadela e filhotes de gatos para adoção


Esta cadela está em uma casa provisória até encontrar um dono definitivo. Temos também quatro filhotes de gatinhos aguardando pelo seu contato.

Adote-os ou nos ajude a encontrar um lar para estes animais.